Cidade para até no domingo

De acordo com informações da CET, foram registrados 50 km de lentidão às 13h30

São Paulo estava congestionada ontem, em pleno domingo. “Essa cidade não tem mais jeito”, disse o gerente Gerson de Oliveira, de 30 anos, que saiu de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e ficou 20 minutos parado na Marginal do Tietê. No gráfico da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que mostra a evolução dos índices de lentidão, domingo é um dia em que a linha fica sempre presa ao zero. Ontem, o congestionamento foi de 50 km, às 13h30.

O que mais complicou o trânsito foi o desfile da Parada Disney, que exigiu a interdição das avenidas Olavo Fontoura e Santos Dumont. Os bloqueios foram mantidos até 13h45, mas até 15h30 ainda causavam reflexo no Corredor Norte-Sul e na Marginal do Tietê. O atendente Douglas Medeiros Neves, de 22 anos, levou 2h30 entre Barueri, na Grande São Paulo, e o Bairro do Limão, na zona norte. “Do nada, num domingo, esse trânsito. Fiquei surpreso. Faço esse trajeto em meia hora.”

As obras na Marginal do Tietê também têm parte da culpa, pois os acessos a algumas pontes estão fechados. Para complicar, no sentido Castello Branco, um caminhoneiro atropelou um motociclista no acesso à Rodovia Anhanguera, às 12h50.

Cidade para até no domingo. Jornal da Tarde , São Paulo, 21 de dezembro de 2009