Rua Santa Clara

210 - Brás

Ligue agora

2799 0400

Fale conosco

contato@sodesp.com.br

Por um trânsito melhor: veja 5 dicas para evitar acidentes no do dia a dia

Trânsito cada vez mais caótico, pessoas cada vez mais com pressa, espaço nas ruas cada vez mais apertado: pronto, a confusão está armada. Todos os dias o estresse e as más práticas na direção ocasionam batidas de carro nas ruas do país inteiro – e é menos mal quando não há vítimas, claro. De qualquer forma, ficam o aborrecimento, o prejuízo e os pontinhos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que podem fazer com que o motorista tenha o documento suspenso. Isso ocorre, se chegar a 20 pontos no período de 12 meses ou cometer infração gravíssima que por si só já justifique a suspensão do direito de dirigir. Não custa nada, então, reforçar alguns itens que às vezes ficam meio esquecidos no dia a dia, mas que são ótimas dicas para evitar acidentes de trânsito.

1. Gentileza gera gentileza: dê a preferência
Já dizia o profeta carioca que escreveu pelas paredes da cidade: gentileza gera gentileza. E isso vale para o trânsito também. Na hora do engarrafamento, pense bem: praticamente todos os motoristas estão todos com a mesma pressa que você. Então, em vez de disputar palmo a palmo o primeiro lugar de uma fila interminável de carros, simplesmente dê a preferência. Não se preocupe, alguém fará isso por você mais adiante.

2. Nas dicas para evitar acidentes de trânsito, o celular deve ficar fora de alcance!
O celular é uma companhia e tanto, mas ao dirigir ele só serve para desviar a atenção e causar acidentes. Chamada de voz, rede social ou jogos, são alguns dos artifícios de distração que o motorista insiste em fazer uso. As dicas para evitar acidente de trânsito são claras: celular e direção definitivamente não combinam, nem com o sinal fechado. E ainda dói no bolso e na CNH: é infração gravíssima e gera 7 pontos na carteira.

3. Beber, nem um pouquinho. Vá de táxi!
A tolerância é zero, por isso nem adianta dizer que foi só uma latinha. Entre as dicas para evitar acidentes de trânsito, essa salva vidas: a bebida alcoólica reduz os reflexos e a atenção, então beber e dirigir, não. Além do mais, quem se negar a fazer o teste do bafômetro ou qualquer outro exame clínico para comprovar a presença de álcool no sangue, estará cometendo infração gravíssima, com multa. Além disso, a CNH pode ficar suspensa por um ano.

4. Mantenha seu carro sempre com a manutenção em dia
Preste atenção nessa dica para evitar acidente de trânsito: carro bem cuidado é muito mais seguro. Faça a revisão periódica e verifique sempre os níveis de água e óleo, o estado dos pneus, luzes, pedais e sistema elétrico. Se perceber que alguma coisa não vai bem, estacione em um posto de gasolina ou local seguro e chame um reboque, mas não insista em andar com o veículo ruim.

5. Manter distância segura do carro da frente ajuda a evitar acidentes
Em um trânsito confuso tem sempre alguém freando de repente, por isso mantenha sempre uma boa distância do carro da frente para dar tempo de frear em segurança. Mesmo na estrada, com o fluxo fluindo bem, deixe sempre um espaço mínimo equivalente a dois carros, assim você evita sustos e acidentes. Da mesma forma, evite dirigir à noite, mas se for inevitável use faróis baixos (altos apenas quando não vier outro carro na direção contrária para não cegar o motorista). E continue mantendo uma distância segura de quem estiver à sua frente.

E lembre-se, a direção defensiva é a melhor dica para evitar acidentes de trânsito, mantendo uma atitude prudente na estrada ou na cidade.