Rua Santa Clara

210 - Brás

Ligue agora

2799 0400

Fale conosco

contato@sodesp.com.br

Você sabe o que é direção defensiva?

A direção defensiva é um dos conteúdos programáticos de vários cursos nos Centros de Formação de Condutor, mas, após o período de aprendizagem, muitos condutores adquirem vícios de direção e acabam por esquecer de algumas lições.

A imprudência é responsável por acidentes e a ocorrência de diversas infrações. Para diminuir essas taxas, os órgãos responsáveis criam leis, fiscalizam e veiculam peças publicitárias de conscientização. No entanto, adotar medidas de direção defensiva podem representar simples mudanças nos hábitos dos condutores e fazem toda diferença na segurança no trânsito.

Mas afinal, o que é direção defensiva?

Levando em consideração que muitas infrações são causadas por falhas humanas decorrentes de negligência, imprudência ou imperícia, a direção defensiva é um conjunto de medidas de prevenção que tem por objetivo diminuir acidentes e suas consequência no trânsito. O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da habilitação.

Dicas de direção defensiva 

A seguir, veremos alguns dicas para melhorar a seus conhecimentos e aprimorar sua direção defensiva no trânsito. Acompanhe!

Prezar pela segurança

Prezar pela segurança deve ser uma máxima quando se fala em direção defensiva. Arriscar ultrapassagens em locais proibidos, realizar manobras perigosas, aproveitar o sinal vermelho e deixar de usar sinalização são algumas das atitudes que podem colocar em risco não apenas o veículo, o condutor e os passageiros, como também as demais pessoas que circulam pelas vias-motociclistas, ciclistas e pedestres.

Esteja preparado

Nem todo lugar possui boas condições de pista, iluminação ou de clima. Por isso, quanto mais informações antes de sair de casa, melhor. Não sabe o caminho? Não deixe para usar um aplicativo de GPS no meu do caminho, afinal dirigir usando celular é um perigo e uma infração, que passou a ser gravíssima em 2016.

Respeite as placas

As placas de sinalização não estão nas vias à toa, elas alertam, sinalizam situações adversas, limitam a velocidade, etc. Respeitar os sinais e placas de trânsito é fundamental para evitar acidentes e, inclusive, evitar infrações e perda de pontos na carteira.

Mantenha a calma

O trânsito pode ser um lugar estressante e perder a calma pode ser muito perigoso. O stress leva ao tensionamento dos músculos, o que pode comprometer respostas rápidas. Manter a calma também é uma dica importante de direção defensiva para os condutores iniciantes ou quem para já passou por uma situação traumática no volante, pois o nervosismo tira a atenção do trânsito ao redor. Por isso, respirar fundo é fundamental para superar medos e desafios e pegar prática!

Manutenção periódica e preventiva

A manutenção do carro deve ser feita de maneira periódica, já que, ao longo do tempo, o veículo sempre sofre alguns desgastes. Mais do que consertar, a direção defensiva prega a verificação para que as boas condições sejam mantidas. Entre os itens que mais merecem atenção estão o nível de água no radiador, de óleo no motor e freio, pressão dos pneus, funcionamentos das lanternas e faróis. Uma inspeção mais a fundo em uma oficina também é recomendável.

Habilidade

Dirigir é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Se você ainda não tem prática ao volante, evite pegar vias muito movimentadas enquanto não estiver 100% seguro de que conseguirá dirigir por estas vias. Manter a calma e segurar a ansiedade é fundamental.

Conhecimento em direção defensiva